
Use fitas adesivas para deixar seu lar mais seguro contra acidentes
Disponíveis em diversos formatos, as fitas adesivas reduzem os riscos de danos nas residências, e de acidentes com seus moradores. Nosso lar é o nosso bem mais valioso. E […]
Ao informar meus dados concordo com Política de Privacidade
Utilizaremos seus dados exclusivamente para comunicações da nossa empresa.
Hoje disponível em várias versões, a cola resulta de uma longa busca por soluções rápidas e eficientes para a tarefa de unir superfícies.
Uma cola é artigo extremamente comum em nossa vida. Muitas vezes, utilizado por nós mesmos em tarefas corriqueiras do dia a dia, em um reparo rápido, na confecção de um artesanato ou um objeto.
Mas colas e substâncias adesivas também estão presentes, de maneira até imperceptível, nas mais diversas manifestações da sociedade moderna, começando por uma simples peça de decoração e chegando a grandes aviões e embarcações, passando por celulares, móveis, eletrodomésticos, entre inúmeras outras.
Tamanha relevância tornou-se possível graças a um contínuo processo de pesquisa e desenvolvimento, que gerou colas extremamente eficazes, bem como métodos práticos e precisos de aplicação, que no caso de usos cotidianos pode resumir-se a uma leve pressão em tubo ou uma bisnaga, e na indústria incluir até sistemas robotizados de colagem.
E engana-se quem, vendo o atual requinte tecnológico das colas, imagina que elas surgiram apenas recentemente: como você saberá nesse artigo, elas têm uma história rica e interessante, e uma longa tradição de busca por soluções práticas e eficazes para a união de superfícies.
Os primeiros registros de uso de uma solução similar a uma cola datam de pelo menos 5 mil anos, quando nossos ancestrais ainda viviam em cavernas, nas quais pintavam as conhecidas imagens rupestres, feitas com os materiais que tinham à mão, como vegetais e resíduos animais, como sangue.
Percebendo que determinadas misturas dessas substâncias tinham propriedades adesivas, eles passaram a utilizá-las para unir componentes de madeira, peles, ossos, entre outros materiais utilizados nos artefatos que os auxiliavam em sua sobrevivência.
Era o início de uma evolução paulatina, que posteriormente incluiria diversas etapas. As principais:
Hoje derivadas de componentes sintéticos, as colas estão atualmente disponíveis em diversas versões, capazes de unir a enorme maioria das superfícies, e desenvolvidas para modalidades de aplicação.
Entre os principais dos atuais tipos de cola, podemos destacar:
Esses diferentes tipos de cola você encontra no portfólio da Adelbras, há mais de meio século uma das mais destacadas marcas do mercado brasileiro de soluções adesivas, sempre produzidas com os mais elevados critérios de qualidade e os mais rigorosos princípios da sustentabilidade e do respeito ao meio ambiente. Saiba mais sobre nós em www.adelbras.com.br