Cadastre-se

Categorias

Postado por: adelbras
  • Tamanho da fonte:
  • A
  • A

Colas para Artesanato: Descubra qual o melhor tipo para seu trabalho

Artesanato é qualquer criação manual, sem uso de processos industriais que resultam em belos produtos. Dependendo dos materiais utilizados (madeira, tecidos, EVA, ferro, plástico, dentre outros), colas específicas podem ser soluções econômicas para que os trabalhos fiquem mais firmes, sem soltar as partes e com maior durabilidade.

Mas existem tantas colas para artesanato de tipos variados no mercado, não é mesmo? Muitas pessoas têm dúvidas sobre qual delas é a melhor opção! E é sobre isso que vamos falar neste artigo, para te ajudar a saber qual o melhor tipo de cola para o seu artesanato. Vamos lá?

Principais tipos de colas para artesanato

Tudo vai depender do tipo do seu artesanato. Trabalhos que serão usados com frequência, como brincos, colares e outros acessórios, por exemplo, demandam uma cola mais resistente; já trabalhos artísticos para decoração exigem menos e aceitam uma cola mais leve. Portanto, saiba a utilidade do seu produto, pois a cola escolhida depende muito disso.

Confira alguns tipos de cola para artesanato a seguir e suas indicações de uso:

  1. Cola branca de PVA para artesanato

São indicadas para trabalhos que exigem alta colagem em materiais porosos, com fácil aplicação. Oferece uma colagem de ótimo desempenho, sendo recomendada para artesanatos em madeira, papel, papelão, laminados plásticos, dentre outros. Recomenda-se prensar o material entre 3h e 6h para uma cura funcional; a cura total é de 24h.

  1. Cola Madeira para artesanato

Tipo de cola para artesanato ideal em trabalhos com foco em madeira ou MDF. Fornecem excelente fixação para colagens e reparos, auxiliando também em ajustes durante a criação. Ideal também para quem faz trabalhos com junções entre peças de madeira, ou peças de madeira com outros materiais, e não quer saliências como pregos ou grampos unindo as peças. Com uma boa cola para madeira, a junção fica discreta e sutil!

cola madeira para artesanato

 

  1. Cola de silicone para artesanato

Essa é uma cola muito usada no universo do artesanato. É muito versátil, principalmente onde adesivos instantâneos não podem ser aplicados, sendo geralmente indicada para trabalhos em EVA, isopor, papel, tecidos variados, dentre outros, sem agredir esses materiais.

É uma opção vantajosa à cola quente, pois oferece um acabamento mais discreto, sem relevo e é mais prática, afinal não é preciso esquentar nem utilizar pistolas para aplicação, já que ela vem pronta para uso. O tempo de colagem varia dentre os materiais, sendo de 5 a 30 minutos; a fixação total ocorre em 24 horas.

  1. Adesivo instantâneo

Outro tipo de cola multiuso é o adesivo instantâneo, a chamada “cola rápida”, que é bem versátil e se adequa também a variados materiais. Geralmente é indicada para uso profissional em materiais como cortiças, plásticos, papéis, metais, borrachas, madeiras e até colagem de porcelanas. Não indicada para a criação de trabalhos que são ajustados enquanto feitos, pois é uma cola que seca rapidamente e tem alta fixação.

_

Estes são alguns dos tipos de colas para artesanato bastante usados por artesãos e artesãs em seus trabalhos. Lembrando que, independentemente do tipo de cola escolhido, o ideal é testar antes de “oficializar” o uso em determinado material, principalmente se você trabalha com a venda desses trabalhos, pois dependendo do uso desse artesanato, a cola pode não ficar totalmente resistente. Siga também as recomendações de uso e tempo de espera de secagem do fabricante para melhores resultados.

E se você está pesquisando uma boa marca para ser seu braço direito em suas criações, conheça a Adelbras! Uma empresa líder no mercado de soluções em fitas adesivas, com a mais alta qualidade, para necessidades caseiras, profissionais e industriais. Na linha Adesivos estão disponíveis os modelos:

  • Adesivo instantâneo 993;
  • Cola Madeira;
  • Cola de Silicone para Artesanato;
  • Cola de PVA Comum.

Conheça estes e outros produtos da linha completa no nosso site. Boas colagens!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conversar com a Blog Adelbras: Conteúdos sobre o Mercado de Fitas Adesivas e Mais
Fechar