Ao informar meus dados concordo com Política de Privacidade
Utilizaremos seus dados exclusivamente para comunicações da nossa empresa.

Categorias

Postado por: adelbras
  • Tamanho da fonte:
  • A
  • A

A escolha da melhor cola garante a adesão perfeita

Cada tipo de cola funciona melhor quando utilizada de acordo com os materiais e aplicações para as quais é desenvolvida.

tipos de cola

Não há quem não reconheça a utilidade de uma boa cola, artigo que se torna familiar para nós já nos anos iniciais de nossas vidas, em brincadeiras e passatempos infantis, e nas primeiras atividades escolares.

E essa utilidade é reconhecida já há muito tempo: os historiadores relatam que, combinando componentes oriundos de vegetais, animais e minerais, já nos primórdios da civilização os seres humanos tentavam produzir colas com as quais pudessem reparar os objetos e artefatos de seu dia a dia.

Hoje, existe uma grande variedade de colas desenvolvidas em laboratórios e produzidas em escala industrial. Mas, se proporciona mais opções, tal diversidade também indica a existência de colas mais ou menos adequadas para diferentes materiais, e para aplicações distintas.

Nesse texto você encontrará informações e dicas que te ajudarão a decidir-se pela cola que melhor atende às suas necessidades, e dela obter o melhor desempenho.

 

Escolha bem o tipo de cola

Nossos principais tipos de colas hoje disponíveis, seja para o dia a dia de seu lar, seja para suas atividades profissionais, são:

  • ADESIVO INSTANTÂNEO – Promove em poucos segundos uma união muito forte entre as superfícies mais rígidas. Bastante versátil, pode ser aplicada em diversos materiais: madeira, MDF, metal, plástico, porcelana, couro, entre vários outros.
  • COLA BRANCA DE PVA – Gênero bem conhecido e muito seguro de cola, une firmemente materiais mais porosos, como papel e papelão, além de tecidos, couros, e mesmo madeira, tanto em peças de artesanato quanto no reparo de móveis e outros objetos. Por absorver água, não é recomendada para a união de peças que ficam expostas a umidade. É usada também na construção civil, como aditivo na formulação de compostos feitos com cimento, argamassa e gesso.
  • COLA MADEIRA – Como seu nome já revela, é a madeira o substrato no qual ela obtém seu melhor desempenho. E serve tanto para a construção de objetos quanto para o conserto de peças feitas com esse material, no qual promove uma boa e rápida adesão.

cola para madeira

  • COLA DE SILICONE – Mantém-se flexível e transparente após a secagem, constituindo excelente alternativa para a cola quente em peças que exijam melhor acabamento – artesanato, por exemplo –, colando eficazmente vários tipos de plásticos, feltro, borracha, papel, couro, madeira, e mesmo isopor, espumas e tecidos, pois não danifica esses materiais. Resistente à água, é ideal para objetos expostos à umidade, além de ser isenta de metanol (substância potencialmente agressiva para o organismo humano).

 

Recomendações de uso

Além de escolher bem uma cola, é preciso utilizá-la corretamente para que ela produza seu máximo efeito. Entre as principais recomendações para esse uso, temos:

  • As superfícies que serão coladas devem estar sempre limpas e secas.
  • Já na primeira união tente colocar as superfícies na exata posição em que elas devem permanecer, para evitar reposicionamentos que podem prejudicar a adesão.
  • Uma pequena pressão de uma superfície contra a outra sempre ajuda, dependendo da cola, essa pressão pode ser mais ou menos demorada.
  • Alguns tipos de cola são mais sensíveis a temperaturas elevadas; evite, portanto, utilizá-las perto de fontes de calor intenso.
  • Em colagens mais elaboradas – uma peça de artesanato, por exemplo -, pode ser interessante realizar um teste prévio, com amostras de materiais que serão unidos, para visualizar o resultado.
  • Leia e siga as recomendações do fabricante.

 

No caso de uso por crianças, é preciso um cuidado um pouco maior. Elas começam logo a lidar com colas – principalmente as brancas -, mas podem acidentalmente ingeri-las, ou passá-las em locais mais sensíveis, como olhos e boca.

Tendo esses cuidados, e escolhendo o tipo de cola mais adequada a um determinado material e a uma aplicação específica, você certamente obterá uma excelente adesão. Especialmente com as colas da marca Adelbras, que há mais de meio século utiliza os mais elevados padrões de qualidade e sustentabilidade para produzir colas e fitas adesivas que levam praticidade e proporcionam economia a todos os cantos do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Conversar com a Blog Adelbras: Conteúdos sobre o Mercado de Fitas Adesivas e Mais
Fechar
A Adelbras se preocupa com você e sua privacidade

Informamos que o nosso site utiliza cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam
o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta dessas informações para utilizá-las nas finalidades descritas em nossa Política de Privacidade.

Aceitar tudo