
Use fitas adesivas para deixar seu lar mais seguro contra acidentes
Disponíveis em diversos formatos, as fitas adesivas reduzem os riscos de danos nas residências, e de acidentes com seus moradores. Nosso lar é o nosso bem mais valioso. E […]
Ao informar meus dados concordo com Política de Privacidade
Utilizaremos seus dados exclusivamente para comunicações da nossa empresa.
Empenhada em garantir processos mais amigáveis para o meio ambiente, a Adelbras realiza a logística reversa das embalagens de seus produtos.
A Economia Circular é um conceito hoje fundamental nas estratégias e nas iniciativas de várias das principais empresas e dos mais diferentes setores produtivos. E a logística reversa possui uma etapa que é indispensável para sua efetivação em qualquer que seja a empresa.
Essa logística significa a coleta dos produtos já utilizados pelas pessoas – bem como o de suas embalagens – que viabiliza a reciclagem de suas matérias-primas, e o posterior reaproveitamento na fabricação de novos produtos.
Portanto é uma necessidade básica de uma Economia Circular, que, como a denominação já indica, possua atividades produtivas estabelecidas em “processos circulares”. Ou seja, em processos nos quais o resultado final – as embalagens -, retorna ao início, como novas matérias-primas.
Isso minimiza o desperdício de recursos naturais e o despejo de resíduos no meio ambiente. E, de certa forma, transpõe para o universo da produção industrial o ritmo da própria natureza, onde, segundo um princípio bem conhecido, “nada se perde, tudo se transforma”.
No Brasil, a logística reversa tornou-se exigência legal em 2010, quando foi promulgada a PNRS – Política Nacional de Resíduos Sólidos -, que estabeleceu práticas obrigatórias para a gestão dos resíduos sólidos em todo o país.
A PNRS define que a responsabilidade por essa logística deve ser compartilhada entre todos das cadeias produtivas e da sociedade de maneira geral: governos, fabricantes de produtos, comércio varejista e até mesmo os consumidores.
Aliando as exigências dessa legislação a sua busca por uma atuação mais sustentável e socialmente responsável, a Adelbras realiza a logística reversa das embalagens de seus produtos. E atesta essa prática com o selo eureciclo, que assegura a realização dessa logística através de uma plataforma que:
Além disso, em sua fábrica a Adelbras mantém uma área destinada à separação de todos os materiais sólidos com os quais trabalham, sejam eles recicláveis – como papel, papelão, plásticos e metais – ou tenham outra destinação, como restos de comida e cinzas de caldeiras.
O cuidado da Adelbras com o meio ambiente não se restringe à implementação da logística reversa, abrange também iniciativas como:
Iniciativas como essas fazem parte de uma estratégia que reconhece a responsabilidade de todos – inclusive das empresas – na preservação do meio ambiente e na redução dos problemas sociais. E consumidores conscientes devem valorizar empresas que aliam essas ações com a fabricação de produtos de altíssima qualidade, o que é o caso da Adelbras.