
Use fitas adesivas para deixar seu lar mais seguro contra acidentes
Disponíveis em diversos formatos, as fitas adesivas reduzem os riscos de danos nas residências, e de acidentes com seus moradores. Nosso lar é o nosso bem mais valioso. E […]
Ao informar meus dados concordo com Política de Privacidade
Utilizaremos seus dados exclusivamente para comunicações da nossa empresa.
Variedade e qualidade, juntamente com produtos práticos e de conveniência, são requisitos indispensáveis nesse mix.
O setor de loja de construção, no Brasil, é extremamente grande e competitivo, no qual um bom mix de produtos pode constituir um diferencial fundamental, especialmente, para as lojas que hoje precisam concorrer com a crescente quantidade de grandiosos home centers, cujas prateleiras exibem quantidade aparentemente incalculável de produtos.
Não é, porém, tarefa simples definir esse mix, que precisa atender da melhor maneira possível às necessidades da clientela e ao mesmo tempo maximizar o retorno do lojista. Ou seja: não se deve incluir produtos que não tenham giro, nem gerar o risco de deixar desatendida a necessidade do cliente.
Mas é o bom mix que vai atrair e fidelizar clientes, e manter a loja presente na lembrança das pessoas quando elas necessitarem de algo relacionado à construção ou a um reparo rápido em um imóvel.
Confira algumas dicas úteis para montagem de um bom mix de uma loja de materiais de construção.
O processo de estruturação do mix de produtos de uma loja de materiais de construção inclui tanto decisões mais específicas desse segmento do varejo, quanto outras válidas também para grande parte dos estabelecimentos comerciais.
Começando por esse segundo grupo podemos citar, como requisitos obrigatórios desse processo, a necessidade de:
Mesmo quem cuida da gestão de lojas que operam já há mais tempo, e têm clientela consolidada, deve conversar constantemente com seus frequentadores, e com quem vive nas redondezas: hábitos e necessidades mudam frequentemente, e essas conversas ajudam a perceber novas demandas. Precisa conversar também com os profissionais dos fornecedores, e visitar concorrentes, para ser informado sobre novidades e obter novos insights para a composição de seu mix.
Não necessariamente um mix mais amplo é o mais adequado à loja: a exposição indiscriminada de muitos produtos pode até afugentar os compradores, ao invés de atrai-los. Além disso, cada item do mix gera custos referentes a estoque e gestão. Prefira então um mix que combine as principais demandas dos clientes com produtos de melhor qualidade, que certamente irão deixá-los mais satisfeitos.
Mantenha um controle preciso do mix e do estoque de produtos, e faça um histórico capaz de revelar rapidamente quais deles têm mais ou menos saída, e proporcionam maior ou menor retorno. Além de ajudar a definir um mix cada dia mais ajustado às necessidades de seu público, isso também serve de base para a realização de promoções e liquidações.
Juntamente com essas orientações de interesse geral, a montagem do mix de produtos de uma loja de materiais de construção deve ainda seguir algumas recomendações mais específicas desse setor.
Duas delas:
E esses dois requisitos são atendidos pela Adelbras, uma das principais referências do mercado brasileiro de fitas e soluções adesivas, cujo portfólio hoje inclui os mais diversos tipos de fitas e colas. Todos, fabricados com os mais elevados padrões de qualidade, e de acordo com os preceitos da sustentabilidade e de respeito ao meio ambiente. Saiba mais sobre nós em www.adelbras.com.br.