
Silver Tape: conheça a história e aplicações dessa fita revolucionária
Extremamente versátil, a Silver Tape foi criada em 1940 e desde então tem sido usada para as mais diversas finalidades: nos consertos gerais em casa até foguetes espaciais!
Ao informar meus dados concordo com Política de Privacidade
Utilizaremos seus dados exclusivamente para comunicações da nossa empresa.
Minimize situações de risco em ambientes corporativos e profissionais com a praticidade e a versatilidade das fitas de sinalização e segurança.
Pessoas constituem o bem a ser mais resguardado por qualquer organização, que deve manter-se muito atenta com a segurança de seus colaboradores, dos clientes, dos prestadores de serviços, de representantes e dos fornecedores. Enfim, de quem quer que transite por seus ambientes, confiante de que a empresa zela por sua segurança.
No Brasil, e em inúmeros outros países, normas e regulamentos legais estabelecem regras e procedimentos de segurança para os diversos gêneros de ambientes corporativos, sejam eles industriais, comerciais ou de prestação de serviços.
Proporcionado uma comunicação rápida e eficaz, as fitas de sinalização, demarcação e segurança contribuem decisivamente para essa segurança, sendo seu uso inclusive obrigatório em algumas situações.
Com elas, é possível prevenir quedas e escorregões, demarcar áreas sujeitas a acidentes, indicar a passagem de veículos e pedestres, sinalizar a presença de equipamentos e recursos de segurança, como hidrantes, extintores de incêndio e saídas de emergência. Enfim, minimizar diversos riscos que podem afetar a segurança de quem transita pelos locais de trabalho.
Existem três principais tipos de fitas de sinalização, demarcação e segurança, cada uma com características próprias para atender a necessidades específicas de minimização dos riscos nos ambientes profissionais. São elas:
Os dois modos mais usuais de apresentação das fitas de sinalização e segurança são a cor amarela – por ser muito chamativa -, e as chamadas ‘fitas zebradas’, nas quais listras amarelas intercalam-se com outras pretas. Mas existem fitas com outras cores, para situações mais específicas.
As vermelhas, por exemplo, sinalizam a presença de equipamentos e dispositivos de combate a incêndio, como hidrantes, extintores, alarmes e portas de saída de emergência, enquanto o verde aponta para locais atendimento de emergência e de guarda de equipamentos de segurança.
Já a cor azul alerta para uma local onde é necessário maior cuidado, e obrigatório o uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual). E o preto destina-se a locais de coleta de resíduos (exceto resíduos relacionados à área da saúde).
Pode-se, é verdade, recorrer à pintura para esse tipo de sinalização, mas essa opção é menos recomendável. Primeiramente, porque alguns pisos não aceitam bem as tintas; depois, porque fitas adesivas resistem mais ao tráfego de pessoas e veículos, e à ação de água e agentes químicos, além de terem uma capacidade refletiva que torna a sinalização mais eficaz.
No portfólio da Adelbras, existem três ótimas opções para os diferentes tipos de fitas de sinalização e segurança:
Importante lembrar: o uso dessas fitas é obrigatório em algumas situações, mas a legislação referente a esse tema pode variar de uma região para outra; por isso, pode ser interessante recorrer a especialistas em segurança do trabalho para ver se você está utilizando-as corretamente.
E mesmo sem a obrigatoriedade é sempre bom utilizar uma fita para sinalizar e demarcar riscos, pois isso garante maior tranquilidade não apenas para quem transita pelos locais de trabalho, mas também para quem cuida da gestão desses locais.
Pense nisso, e quando precisar de uma dessas fitas conte com a Adelbras, há mais de meio século uma grande referência no mercado brasileiro de fitas e soluções adesivas. Saiba mais sobre nós em www.adelbras.com.br.